História OBECON

A gênese da OBECON — um presente de Natal para o Brasil

A Olimpíada Brasileira de Economia surgiu de diversos encontros inusitados, mas sua primeira fagulha se deu com a viagem, em julho e agosto de 2017, de Germano Tietbohl Martinelli à Rússia e países vizinhos, onde, entre muitas outras experiências inesquecíveis e que para sempre mudaram sua vida, conheceu pessoalmente o russo Danil Fedorovykh, professor de um MOOC que havia cursado e recém nomeado fundador da primeira Olimpíada Internacional de Economia (International Economics Olympiad — IEO).

Desse frutífero encontro numa floresta às margens do rio Don (vide foto), onde Danil sediava sua Escola de Verão de Economia, surgiu, quase por acaso, a ideia de realizar a Olimpíada brasileira. Pouco tempo depois, na semana natalina de 2017, Danil, Germano, seus melhores amigos de infância, os irmãos Gabriel e Raphael Weber Zimmermann e o renomado professor e fundador de Olimpíadas Daniel “Bagual” Fonseca Lavouras reuniram-se em Porto Alegre, RS, para lançar as bases acadêmicas e operacionais do que veio a ser batizado de OBECON.

Nossa Missão é bifurcada:

i) servir a todos os alunos do Brasil, dando-lhes educação econômica, financeira e de negócios, matérias notadamente ausentes do currículo escolar oficial;

ii) anualmente selecionar os cinco participantes mais talentosos e melhor preparados para compor a Delegação Brasileira na IEO.

Com esta Missão firmemente nos corações e mentes dos cofundadores, a Olimpíada teve sua edição-piloto em 2018 e, já na sua estreia, contou com 1984 participantes na Primeira Fase e 203 participantes na Segunda Fase, de onde saíram os cinco membros da Delegação Brasileira pioneira, que conquistaram o terceiro lugar no ranking geral da também pioneira IEO-2018, competindo com 14 outras Delegações de 12 outros países, sediada em Moscou, Rússia.

Em 2019, 2187 alunos empenharam-se em realizar a Primeira Fase da OBECON , 201 completaram a Segunda Fase e, finalmente, 30 alunos foram selecionados para realizar a então inédita Terceira Fase, consistente na resolução em grupo de um business case em São Paulo. Deste universo, foi selecionada a segunda Delegação, que conquistou o primeiro lugar geral, em competição com outras 28 Delegações de 23 outros países!

Em 2020, a OBECON está rapidamente ganhando maturidade organizacional e uma estrutura mais sólida, também a medida que os membros da sua agora oficialmente composta Comissão Organizadora adquirem experiência. Desde então, os quatro intrépidos cofundadores foram reforçados pelo multicampeão olímpico de Matemática, Física e Astronomia Lucas Bartoszik, pelo especialista em Relações Internacionais e Direito João Alípio Correa, e pelos alumni da Delegação pioneira de 2018 Rafael Carlini, Henrique Lasevicius Azevedo e Tomás Aguirre Lessa Vaz.

Contamos com você, caro leitor, a ser coautor de nossa história. Se é aluno do Ensino Médio, ou até mesmo estudante universitário ou profissional interessado em novos conhecimentos, inscreva-se! Se é educador, entre em contato: estamos sempre abertos a parcerias e novas ideias.


Redes Sociais